Página inicial > Últimas Notícias > SAEST abre inscrições para o Projeto de Acesso às Línguas Estrangeiras - PROLÍNGUAS 2022
Últimas notícias

• Publicado: Quarta, 06 Julho 2022 18:00
  • Última Atualização: Segunda, 11 Julho 2022 15:56

A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) da Universidade Federal do Pará (UFPA) torna público o Edital para a realização do processo seletivo para a participação no Projeto de Acesso às Línguas Estrangeiras - PROLÍNGUAS 2022.

O Edital contempla 300 vagas gratuitas em cursos livres de proficiência em línguas estrangeiras para o campus de Belém e demais campi da UFPA, destinadas aos/as discentes de graduação da UFPA em vulnerabilidade socioeconômica e da concessão do Auxílio financeiro “Acesso às Línguas Estrangeiras” para aquisição do livro didático.

As modalidades dos cursos ofertados pelo PROLINGUAS/2022 são nas formas on-line e presencial, nas línguas de Inglês, Espanhol, Francês, a seguir:
I. Curso Regular Básico de Inglês, Espanhol e Francês/ on-line e presencial (5 níveis – 5 semestres);
II. Curso de Instrumental/on-line (1 semestre);
III. Curso de Conversação Nível Básico/presencial (1 semestre);

O/A candidato/a deverá no ato da inscrição escolher qual o curso/modalidade pretendido.

Estará apto/a a concorrer ao PROLÍNGUAS/2022, o/a candidato/a que preencher cumulativamente as seguintes condições:

I. Estar inscrito/a e ter seu resultado “APTO” no CADASTRO GERAL – CADGEST vigente;
II. Estar em primeira graduação, prioritariamente;
III. Estar regularmente matriculado/a e frequente, no período letivo vigente, em curso de graduação presencial;
IV. Ter obtido o Coeficiente de Rendimento por Período Letivo (CRPL) de no mínimo 5,0 (regular) no último período letivo cursado;
V. Estar até 5 (cinco) períodos letivos da conclusão do curso para se inscrever na modalidade de cursos regulares básicos;
VI. Não ter pendências de prestação de contas no Kit Acadêmico, Auxílios Moradia, Creche, Kit
PcD, SCDP/UFPA AVA (Auxílio Viagem Acadêmica) ou a SCDP/UFPA (diárias e passagens);
VII. Ser proveniente de país de língua portuguesa, no caso de candidato/a discente estrangeiro.

O período de inscrição, de acordo com o cronograma previsto no edital, é de 07 a 16/07/2022.

A inscrição ocorrerá por meio on-line no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST), disponível no site da SAEST: saest.ufpa.br, clicando no link: “PROLÍNGUAS 2022”.

Informações adicionais estão disponíveis no edital do “PROLÍNGUAS 2022”, que pode ser acessado aqui.

Arte: Divulgação Saest/UFPA

registrado em: